VIII OBB/2012- OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA

QUE BOM VÊ-LO POR AQUI!!!
Aproveite, pesquise, tire suas dúvidas e mande-nos o retorno de seus estudos

BOM TRABALHO A TODOS. Equipe de Biologia/2012

quinta-feira, 24 de março de 2011

Texto complementar - E os outros mundos?


VI- TEXTOS COMPLEMENTARES E INTERATIVOS
E OS OUTROS MUNDOS?

Felipe Moron
Publicação Original: CBME InFormação Nº 16- Data de publicação original: 02/10/2008
Têm mosquito? Se algum planeta, além da Terra, abriga vida, isso é esquisito. Se nenhum outro planeta além do nosso apresenta esse tipo de organismo, isso parece mais esquisito ainda...
Pensando nas dimensões do cosmo conhecido, é difícil discordar de Carl Sagan, astrônomo e divulgador de ciência norte americano: “Se não existe vida fora da terra, então o universo é um grande desperdício de espaço”.
As recentes descobertas feitas por cientistas, como os mais de 300 planetas extra-solares detectados nos últimos anos ou a notícia, veiculada em agosto deste ano, de que a sonda Phoenix encontrou água no estado líquido em Marte, enchem de esperanças os exobiologistas – cientistas que estudam a possibilidade de vida fora da Terra.
Mas daí a estampar a afirmativa “Não estamos sós” na capa de um veículo de comunicação de circulação nacional é um salto enorme. Essa foi a forma encontrada pela revista Superinteressante para chamar a atenção dos leitores em sua edição de agosto.
Temperaturas adequadas ou a existência de água líquida são condições necessárias para o desenvolvimento da vida como a conhecemos. Mas não são suficientes! Até que algum ser vivo seja encontrado em outro planeta ou que tenhamos evidências de que existe vida fora da Terra, ninguém pode dizer que estamos sós, ou que estamos acompanhados.
Assim é a Ciência. Em qualquer mundo. Com mosquito ou sem mosquito.
Felipe Moron Escanhoela é professor de Física no Ensino Médio e jornalista

Nenhum comentário:

Postar um comentário