ALGUMAS QUESTÕES DE REFORÇO E ESTUDO:
2-) (PUC-SP) Considere os seguintes componentes celulares:
1. membrana plasmática; 2. carioteca; 3.cromossomos; 4. hialoplasma; 5. ribossomos; 6. retículo endoplasmático; 7. mitocôndrias; 8. cloroplastos.
Dentre as alternativas seguintes, assinale a que tiver a seqüência representativa de estruturas ausentes em bactérias:
a) 1,2,7,8 b) 2,6,7,8 c) 2,3,5,6 d) 5,6,7,8
5) (PUC-SP) A estrutura representada no desenho abaixo é:
a) o complexo de Golgi, corpúsculo rico em ácidos nucleicos, presente no núcleo de células secretoras.
b) o complexo de Golgi, responsável pela síntese de enzimas da cadeia respiratória, presente no citoplasma de vegetais inferiores.
c) a mitocôndria, orgânulo responsável pela respiração celular.
d) o complexo de Golgi, que tem por função armazenar substâncias a serem secretadas pela célula.
6) (UFSE) Qual a alternativa da tabela abaixo cujos termos preenchem corretamente a frase seguinte?
“Os lisossomos têm como função I e são produzidos na organela chamada II .”
I | II | |
a) | síntese de proteínas | cloroplasto |
b) | síntese de açúcares | cloroplasto |
c) | digestão intracelular | Complexo de golgi |
d) | síntese de proteínas | retículo endoplasmático |
7-)Suponha que após se encontrar o corpo de um ser extraterrestre (E.T.), em uma cidade brasileira, seus órgãos tenham sido encaminhados para análise. Realizou-se, então, um estudo histológico revelou a existência de certo tecido caracterizado por:
I- Possui células justapostas, com pouca ou nenhuma substância intercelular.
II- Desempenha as funções de proteção, revestimento e secreção.
III- É rico em vasos sangüíneos, por onde chegam o oxigênio e os nutrientes para suas células.
Neste caso, o tecido analisado poderia ser:
II- Desempenha as funções de proteção, revestimento e secreção.
III- É rico em vasos sangüíneos, por onde chegam o oxigênio e os nutrientes para suas células.
Neste caso, o tecido analisado poderia ser:
a) o tecido epitelial da traquéia
b) o tecido conjuntivo do oviduto
c) o tecido nervoso do neurônio
d) o tecido conjuntivo da trompa de Falópio
b) o tecido conjuntivo do oviduto
c) o tecido nervoso do neurônio
d) o tecido conjuntivo da trompa de Falópio
8) No âmbito da Lei 3/84, o Estado garante o direito à Educação Sexual como componente do direito fundamental à Educação, devendo, nesse sentido, cooperar com os pais e mães na educação dos/as filhos/as, garantindo a Educação sexual dos jovens através da escola, de organizações sanitárias e médicas. O planejamento familiar deve compor-se de ações de aconselhamento genético e conjugal, informação e fornecimento gratuito de métodos contraceptivos, tratamento de infertilidade e prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis( DST). De acordo com a Portaria nº 52/85, nas consultas de Planejamento Familiar devem ser fornecidas, aos casais, informações objetivas e acompanhamento técnico. Nos Centros de Atendimento a Jovens, estes devem ser preparados para a vivência da sua sexualidade e deve ser-lhes dada toda a informação assim pertinente. As DST’s contraem-se e desenvolvem-se de forma assintomática, na maioria das vezes, não sendo, por isso, encarados como um risco imediato, ao contrário da gravidez. A prevenção da gravidez está limitada à idade fértil, em ambos os sexos, enquanto que a prevenção das DST não tem idade. Paul Bloom: «encorajar os rapazes a evitar comportamentos sexuais de risco pode resultar numa melhor saúde reprodutiva para todos. Tendo adolescentes rapazes saudáveis, podemos influenciar também a saúde das moças» .
È exemplo de método de prevenção contra a gravidez e doenças sexualmente transmissíveis:
a) Diafragma = Tal qual a camisinha, ele é feito de borracha ou silicone e se molda ao corpo no caso, ao colo do útero, impedindo do encontro dos espermatozóides com o óvulo.
b) Camisinha Feminina= O similar do preservativo masculino, feito de uma membrana fina de látex, tem formato de coador e se ajusta à entrada da vagina. Presume-se que o grau de eficácia seja o mesmo da camisinha do homem.
c) DIU ( dispositivo intra-uterino ) = Pequeno objeto de plástico e cobre, o DIU é alojado no útero.
d) Pílula do Dia Seguinte - Também chamada de Técnica de Intercepção, consiste na ingestão de pílulas de alta dosagem de progesterona na sua formulação. Em dose elevada, o estrogênio impossibilita a nidação do óvulo ( que leva quatro a seis dias para descer para a trompa ), fazendo com que as condições do útero não sejam favoráveis à gravidez.
9-) (UF-GO)
Relacione as fases da mitose: anáfase, telófase, metáfase e prófase, com os respectivos números das figuras acima:
a) 4 - 3 - 2 – 1 b) 3 - 4 - 2 – 1 c) 1 - 2 - 3 – 4 d) 2 - 3 - 4 - 1
10-) Qual a importância da mitose e da meiose para a vida da célula?
11-) Relacione os conceitos estudados à sua definição e enumere corretamente: 1- Citosol; 2- Mitocôndria; 3- Fagocitose; 4- Substâncias orgânicas; 5-Núcleo celular.
( ) substâncias ricas em energia como as proteínas, os carboidratos e os lipídios.
( ) organela citoplasmática responsável pela respiração.
( ) englobamento de partículas pela membrana da célula.
( ) região responsável pelo controle e reprodução da célula.
( ) região interna da célula que apresenta um fluido gelatinoso citplasmático.
12-)Observe o seguinte processo químico de obtenção de energia e assinale a alternativa incorreta:
a) Apenas pequena fração da energia radiante solar que atinge a superfície da Terra é assimilada pela fotossíntese.
b) O crescimento das plantas, envolve fluxos de gás carbônico, oxigênio, minerais e água.
c) As plantas usam de 15 a 70% da energia assimilada em sua manutenção e, a cada nível trófico, a quantidade de energia é apenas 5 a 20 % da quantidade existente no nível anterior.
d) No processo da fotossíntese, o oxigênio e a glicose são matérias prima para a síntese de matéria orgânica.
13) (FUVEST-SP) “O tico-tico ta comendo meu fubá. / Se o tico-tico pensa/ em se alimentar/que vá comer/umas minhocas no pomar (...) / Botei alpiste para vê se ele comia/ Botei um gato, um espantalho e um alçapão (...)”. Zequinha de Abreu, Tico-tico no fubá.
No contexto da música, na teia alimentar da qual fazem parte tico-tico, fubá, minhoca, alpiste e gato:
a) o fubá aparece como produtor e o tico-tico como consumidor primário e secundário.
b) a minhoca aparece como produtor e o tico-tico como consumidor primário.
c) o tico-tico e o gato aparecem como consumidores primários.
d) o alpiste aparece como produtor, o gato como consumidor primário e a minhoca como.
decompositor.
14) Na teia alimentar abaixo representada, o único animal a ocupar mais de um nível trófico é:
a) a cobra b) a coruja c) o gavião d) o sapo
15-) (MED. SANTOS) Assinale a alternativa CORRETA:
a) Em Ecologia, a COMUNIDADE inclui grupos de indivíduos de uma mesma espécie de organismos.
b) Em Ecologia, a POPULAÇÃO inclui todos os indivíduos de uma mesma área, pertencentes ou não a várias espécies.
c) Em Ecologia, o ECOSSISTEMA é a porção da terra biologicamente habitada.
d) Em Ecologia, a BIOSFERA é o conjunto formado pela comunidade de indivíduos vivos e o meio ambiente inerente.
a) Em Ecologia, a COMUNIDADE inclui grupos de indivíduos de uma mesma espécie de organismos.
b) Em Ecologia, a POPULAÇÃO inclui todos os indivíduos de uma mesma área, pertencentes ou não a várias espécies.
c) Em Ecologia, o ECOSSISTEMA é a porção da terra biologicamente habitada.
d) Em Ecologia, a BIOSFERA é o conjunto formado pela comunidade de indivíduos vivos e o meio ambiente inerente.
17) (UFRJ) As espécies de capim que crescem nos campos da Austrália podem ser diferentes das que existem na América ou na África, mas todas têm a mesma função: são produtores dos ecossistemas de campo. Nos campos da Austrália vivem cangurus, nos da África há zebras e na América do Norte há bisões. Todos esses animais exercem em seus ecossistemas a função de:
a) consumidores primários b) consumidores secundários
c) consumidores terciários d) decompositores
a) consumidores primários b) consumidores secundários
c) consumidores terciários d) decompositores
18) (UFSC) A pirâmide de números abaixo representada diz respeito à estrutura trófica de um determinado ecossisterna:
Assinale a seqüência correta de organismos que corresponde à seqüência crescente de algarismos romanos da pirâmide:
a) gramíneas, sapos, gafanhotos, gaviões, cobras.
b) gaviões, cobras, sapos, gafanhotos, gramíneas.
c) gaviões, gafanhotos, gramíneas, sapos, cobras.
d) gramíneas, gafanhotos, sapos, cobras, gaviões.
Assinale a seqüência correta de organismos que corresponde à seqüência crescente de algarismos romanos da pirâmide:
a) gramíneas, sapos, gafanhotos, gaviões, cobras.
b) gaviões, cobras, sapos, gafanhotos, gramíneas.
c) gaviões, gafanhotos, gramíneas, sapos, cobras.
d) gramíneas, gafanhotos, sapos, cobras, gaviões.
19) (UEPB PB) Sobre o vocabulário genético, associe corretamente:
I. genótipo II. Fenótipo III. Gene IV. heredograma
A. É a montagem de um grupo familiar com o uso de símbolos, também conhecido como genealogia, mapa familiar ou pedigree.
B. Cada segmento de DNA capaz de transcrever sua mensagem em uma molécula de RNA.
C. É a constituição genética de um organismo, ou seja, o conjunto de alelos que ele herdou dos genitores.
D. São as características internas ou externas de um ser vivo, geneticamente determinadas.
Assinale a alternativa correta:
a) I-A ; II-B ; III-D ; IV-C b) I-C ; II-D ; III-B ; IV-A
c) I-B ; II-A ; III-D ; IV-C d) I-A ; II-C ; III-B ; IV-D
I. genótipo II. Fenótipo III. Gene IV. heredograma
A. É a montagem de um grupo familiar com o uso de símbolos, também conhecido como genealogia, mapa familiar ou pedigree.
B. Cada segmento de DNA capaz de transcrever sua mensagem em uma molécula de RNA.
C. É a constituição genética de um organismo, ou seja, o conjunto de alelos que ele herdou dos genitores.
D. São as características internas ou externas de um ser vivo, geneticamente determinadas.
Assinale a alternativa correta:
a) I-A ; II-B ; III-D ; IV-C b) I-C ; II-D ; III-B ; IV-A
c) I-B ; II-A ; III-D ; IV-C d) I-A ; II-C ; III-B ; IV-D
20-) A pelagem de cães da raça labrador é condicionada por dois pares de alelos( Bb e Ee). O alelo B( pelos pretos) é dominante sobre o alelo b( pelos chocolate). O alelo dominante E determina a deposição de pigmentos nos pelos; o recessivo e condiciona a não-disposição, e os pelos tornam-se amarelos. Um macho de genótipo BBEE é cruzado com uma fêmea de genótipo bbee. Os genótipos dos descendentes da geração F1 serão:
a) BbEe b) BBee c) bbEe d) bbEE
21 (UFRS) Uma mulher do tipo sanguíneo A gerou uma criança de sangue O. Por tratar-se de um caso de paternidade duvidosa, foram investigados os grupos sanguíneos dos três possíveis pais dessa criança, que são os seguintes:
Homem I= AB Homem II= B Homem III= O
Quais desses homens podem ser excluídos, com certeza, dessa paternidade?
a) apenas I b) apenas II c) apenas III d) I, II e III
22) Considerando que você já deve saber o que é Sistema ABO e o Fator Rh, assuntos em questão, consideramos o problema: Seu pai possui sangue do tipo AB+ e sua mãe O-, é possível você ter o tipo sanguíneo A- e sua irmã O+? Justifique.
23) Pesquise mais sobre os seguintes temas: engenharia genética, clonagem e exame de paternidade:
GABARITO
1. -
2. B
3. -
4. –
5. D
6. C
7. A
8. B
9. B
10. ABERTA
MITOSE= PROMOVER O CRESCIMENTO, A REGENERAÇÃO DE CÉLULAS E A REPRODUÇÃO ASSEXUADA EM SERES UNICELULARES.
MEIOSE= FORMAÇÃO DE GAMETASN E FORMAÇÃO DE ESPOROS
11. 4-2-3-5-1
12. D
13. A
14. C
15. C
16. -
17. A
18. D
19. B
20. A
21. A
22. ABERTA
Sendo o pai IAIB Rr, e a mãe ii rr, os filhos poderão apresentar os seguintes genótipos: IAi ou IBi para grupo sanguíneo , e Rr ou rr, correspondendo os filhos . Portanto, esse casal não tem a possibilidade de ter um filho do grupo sanguineo O.