VIII OBB/2012- OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA

QUE BOM VÊ-LO POR AQUI!!!
Aproveite, pesquise, tire suas dúvidas e mande-nos o retorno de seus estudos

BOM TRABALHO A TODOS. Equipe de Biologia/2012

quarta-feira, 16 de março de 2011

Atividades de revisão para 2º e 3º anos

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MORAIS
IV- ATIVIDADE  DE PREPARAÇÃO- OBB/2011- REVISÃO DE 1 ANO
Equipe de Biologia



1- Indique se as afirmações abaixo são verdadeiras ou falsas. No segundo caso, reescreva a afirmação em sua forma correta:
a- (       )   Na respiração celular acontece a combustão(queima) da glicose, liberando O2.
b- (       ) A glicose contêm  carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
c- (       ) Na respiração é liberado CO2, assim como na  Fotossíntese há liberação de  O2.
d- (        ) Na respiração formam-se C6H12O6 + CO2.
 
2- Os cromossomos que estão numa célula de sua pele tem o mesmo número  que os da  célula muscular de seu colega? Explique.
  
3- Mus musculus, Rattus novergicus e Macaca mullata produzem gametas com 20, 21 e 24 cromossomos, respectivamente. Uma célula somática (2n) desses animais conterá, respectivamente, quantos cromossomos?
______________________________________________________
______________________________________________________
4- A respeito dos processos Fotossíntese e Respiração Celular, responda:
a- a função da clorofila na síntese de glicose: __________________________
b- a origem do O2 desprendido na Fotossíntese: _______________________
c- a importância do CO2 para os seres clorofilados: ___________________________________

5-  No século XVIII, foram feitos experimentos simples mostrando que um camundongo colocado em um recipiente de vidro fechado morria depois de algum tempo. Posteriormente, uma planta e um camundongo foram colocados em um recipiente de vidro, fechado e iluminado, e verificou-se que o animal não morria.
a- Por que o camundongo morria no primeiro experimento?
________________________________________________________________
_______________________________________________________________
b- que processos interativos no segundo experimento permitem a sobrevivência do camundongo?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
c- quais as organelas celulares relacionadas a cada um dos processos mencionados na sua resposta ao item b?
_____________________________________________________________
6- Imagine-se observando o rótulo do achocolatado “ NESCAU”,  em um supermercado e responda as perguntas propostas:
a- Qual  das substâncias presentes neste alimento que justificam o ‘ NESCAU”  ser considerado  um  alimento energético? Explique a sua resposta. 
  
b-  Que substâncias  esse alimento contêm e que você considera importantes para o seu corpo? Justifique.

Atividades de revisão para 2º e 3º anos

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MORAIS
III- ATIVIDADE  DE PREPARAÇÃO- OBB/2011- REVISÃO DE 1 ANO
Equipe de Biologia

1-Esquematize as células através de desenhos:
CÉLULAS
DESENHO
FUNÇÃO
CÉL. MUSCULARES


CÉLULAS NERVOSAS


GLÓBULOS BRANCOS


GLÓBULOS VERMELHOS


PLAQUETAS



2- Procure o significado das palavras:
A- heterofagia: _________________________________________________
B- autofagia: ___________________________________________________
C- autólise: ___________________________________________________
D- cloroplasto: __________________________________________________
E- cromoplasto: _________________________________________________
F- leucoplasto: _________________________________________________

3-Dê uma diferença entre:
A- REL e RER ( retículo endoplasmático liso e rugoso)
B- Ribossomos e Polissomos

4- As células epiteliais que revestem internemente a traquéia apresentam cílios em sua superfície. Sabe-se que, em fumantes, ocorre a destruição dessas células ciliadas, que são substituídas por células desprovidas de cílios. Esse fato relaciona-se com o aumento de infecções no sistema respiratório dos fumantes.
A- que organela celular participa da formação dos cílios e em que organismos, além do ser humano, os cílios estão presentes?

B- conhecendo as consequências da destruição das células ciliadas da traquéia em fumantes, diga qual é a função dos cílios no organismo humano.

C- cite uma função distinta dos cílios, em outro tipo de célula.
  
5- Certas células do pâncreas, chamadas de células beta, produzem o hormônio insulina, que controla  a taxa de açúcar no sangue. A insulina é uma proteína, secretada por essas células diretamente no sangue.
Que organelas certamente são abundantes no citoplasma dessas células pancreáticas? Justifique.

  
6- Para os seres vivos citados abaixo, indique aqueles que realizam apenas fotossíntese, aqueles que realizam apenas respiração aeróbia, e os que são capazes de realizar os dois processos.
Cianobactéria               cogumelo           gafanhoto         morangueiro        vírus da gripe




- Responda às questões abaixo, relacionando-as com a respiração aeróbia.
A- quais são as organelas responsáveis pela  fotossíntese e respiração celular?
B- qual é o destino do oxigênio que inalamos do ar?
C- de onde vem o gás carbônico que eliminamos na expiração?

8- Considere 3 tipos de células do corpo de um homem adulto: células epidérmicas, células do tecido adiposo e espermatozóides.
A- em qual dessas células espera-se encontrar maior consumo de ATP? Que tipo de organela citoplasmática essa célula terá em maior número do que as demais?

B- qual das 3 células excretará mais gás carbônico?