VIII OBB/2012- OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA

QUE BOM VÊ-LO POR AQUI!!!
Aproveite, pesquise, tire suas dúvidas e mande-nos o retorno de seus estudos

BOM TRABALHO A TODOS. Equipe de Biologia/2012

quinta-feira, 24 de março de 2011

Texto complementar - A Ciência


V- TEXTOS COMPLEMENTARES E INTERATIVOS
A CIÊNCIA DE CHICO

Felipe Moron
Publicação Original: CBME inFORMAÇÃO Nº 14- Data de publicação original: 01/08/2007
No dia 2 de fevereiro, a morte de Chico Science completou 10 anos e foi lembrada com algumas homenagens ao artista. Uma delas, particularmente, chama a atenção: a área de mangue que corta o Espaço Ciência, em Olinda, PE, batizado como “Manguezal Chico Science”, ganhou uma placa de bronze com o nome do músico pernambucano.
Mas por que um parque de ciência emprestou a uma de suas atrações o nome de um artista? O que Chico Science tem em comum com a ciência, além de sua alcunha e de “experiências” que levaram o maracatu, o rock e o hip-hop a uma incrível ressonância?
O fato é que o Mangue Beat, movimento musical nascido em Pernambuco no início dos anos 90 sob a liderança de Science, foi pintado com cores típicas do manguezal, trazendo a figura do “homem do mangue” para as canções e fazendo analogias entre a diversidade desse ambiente e a pluralidade da cena cultural em Recife.
O manguezal é realmente um ecossistema singular: transição entre terra e mar, abriga vegetais típicos que, em associação com outros seres, constituem um verdadeiro “berçário” para mamíferos, aves, peixes, moluscos e crustáceos.
Algumas espécies que constituem o estoque pesqueiro de águas costeiras, por exemplo, dependem de material orgânico produzido no mangue para se alimentar – daí, não é difícil se chegar ao Homem, que além de peixes, também se alimenta de camarões, caranguejos e moluscos, animais fortemente conectados com os manguezais.
Assim, a relação do Mangue Beat com o Mangue não está apenas na analogia entre as suas diversidades. Ao trazer à tona a importância das interações do Homem com o seu habitat, dissemina conceitos da Ecologia em seu sentido mais amplo: as relações entre os seres vivos e o meio em que vivem, sem se esquecer dos aspectos históricos e culturais humanos. E de temas sociais, a maré sonora de Chico Science e sua Nação Zumbi está cheia.
Felipe Moron é jornalista e licenciando em Cências Exatas

Nenhum comentário:

Postar um comentário