XII- TEXTO COMPLEMENTAR/INTERATIVO
BIOTECNOLOGIA EM FOCO: OS AVANÇOS DA CIÊNCIA EM BENEFÍCIO DA VIDA |
Kátia Sousa |
Publicação Original: CBME InFormação Nº 16, de 02/10/2008
Há muito tempo a biotecnologia se faz presente no cotidiano da humanidade. Porém, sua evolução no decorrer dos séculos gerou novas formas de utilizar seus recursos, bem diferentes dos processos biotecnológicos iniciais, como o simples uso da fermentação na produção de alimentos. Hoje, novas técnicas e procedimentos, além de uma ampla divulgação na mídia, levam as pessoas a pensar nessa tecnologia como uma recente revolução científica.
O termo biotecnologia é de origem grega – bio significa vida; tecnos faz referência ao uso da ciência e logos denota o conhecimento. Assim, ela pode ser definida como um conjunto de técnicas que permite a utilização de agentes biológicos, como os microrganismos, na criação, aperfeiçoamento ou modificação de processos e produtos que contribuem das mais variadas formas para a sociedade.
Os avanços biotecnológicos têm atingido diversas áreas fundamentais para a melhoria da qualidade de vida dos seres humanos. Na área da saúde, a biotecnologia tem possibilitado o desenvolvimento de novos hormônios, medicamentos e vacinas para o combate a enfermidades. Uma das produções nesse campo é a vacina contra a hepatite B, uma doença viral infecciosa e sexualmente transmissível que provoca a inflamação do fígado. Na agricultura, destaca-se o melhoramento na produção de grãos como a soja, que se tornaram mais resistentes a herbicidas.
A biotecnologia também é uma grande aliada na luta pela preservação do meio ambiente. Sabe-se que a poluição e a contaminação de rios, lagos e mananciais por produtos químicos, lixo e esgoto, fazem com que grande parte dessas águas se tornem inutilizáveis. A preocupação com essa substância essencial à vida tem gerado inúmeras pesquisas que visam a criação de métodos para sua preservação e recuperação. A biorremediação, por exemplo, é um processo que utiliza microrganismos que podem degradar alguns poluentes e amenizar seus efeitos na água. Nesse caso, a biotecnologia ajuda os pesquisadores no melhoramento genético dos microrganismos utilizados na despoluição, o que torna o processo mais eficiente. Benefícios mais próximos do cotidiano das pessoas são os implementados na indústria alimentícia. Os agentes biológicos, como alguns tipos de bactérias e fungos, estão presentes em vários alimentos e bebidas fermentadas e dão origem a produtos como o queijo e o vinho. Utilizando técnicas biotecnológicas, como a manipulação dos genes destes microrganismos, é possível melhorá-los e obter maior variedade de aromas e sabores. No caso da produção de queijos, a diferenciação das características cria novas texturas e impressões que aguçam o paladar e estimulam assim um maior consumo desse alimento. A indústria de vinhos também é beneficiada com essas tecnologias. No Brasil, elas contribuem para a competitividade desses produtos no mercado. Hoje, muitos queijos e vinhos brasileiros são tão bons quanto os importados.
Estudos que utilizam a manipulação genética também vêm sendo realizados com o objetivo de avaliar a capacidade do bicho-da-seda em criar novos fios, de diferentes resistências e cores. E a pecuária se beneficia com pesquisas que procuram aumentar o valor proteico da carne e desenvolver animais que possam produzir outros tipos de proteínas, que sejam de interesse para outros setores, como o farmacêutico.
Esses exemplos dão uma idéia da grande quantidade de aplicações da biotecnologia e mostram que a área não passa por uma revolução mas certamente está em constante evolução.
Nenhum comentário:
Postar um comentário