VIII OBB/2012- OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA

QUE BOM VÊ-LO POR AQUI!!!
Aproveite, pesquise, tire suas dúvidas e mande-nos o retorno de seus estudos

BOM TRABALHO A TODOS. Equipe de Biologia/2012

sábado, 2 de abril de 2011

A ÁGUA EM SUAS VARIADAS FORMAS



Existe uma expressão que diz: "Isso é só a ponta do iceberg...". Essa expressão vem do fato de que a parte que se vê, acima do nível do mar, é apenas uma pequena parte de um imenso bloco de gelo. 
Esta tirinha foi gentilmente cedida pelo Prof. Francisco Caruso e faz parte da coleção "Tirinhas de Física", volume 4, que ele produziu junto com Luiza Daou. Muitas outras tirinhas podem ser vistas na página da Oficina EDUHQ.
Você pode ver isso com o Modelo de Iceberg, quando você aprende que o gelo, por ter menor densidade, não afunda na água. A diferença de densidade é pequena e o gelo também não fica boiando na superfície da água, como acontece com o óleo.
Os icebergs são formados com gelo de água pura. Na verdade, eles foram formados durante milhares de anos pela deposição de neve nas geleiras, nos locais próximos aos pólos. 
Ou seja, os icebergs são originados da quebra de geleiras antigas! 
Quando saem ao mar, à medida que atingem temperaturas maiores, começam a derreter até que desaparecem.
A foto ao lado, de icebergs na Groelândia, foi tirada pelo fotógrafo
MARC DENEYER, que a cedeu para nosso site. 

VOCÊ JÁ VIU A FOTO DE UM ICEBERG INTEIRO?
Em vários sites da internet, podemos encontrar a foto de um iceberg inteiro (está abaixo) que mostra tanto a parte exposta como a submersa. Nos vários sites, mesmo em português, encontramos textos descrevendo a foto como real, tendo sido tirada por um mergulhador numa situação em que o mar estava muito calmo. 
Mas, nada disso é verdade! 
A foto, intitulada "A essência da imaginação", foi montada em 1999 pelo fotógrafo profissional Ralph A. Clevenger e é resultado da montagem  de 4 fotos diferentes, nem todas do mesmo lugar. O próprio autor explica:
"A imagem do iceberg é uma composição digital que fiz para ilustrar o conceito de que 'nem tudo o que se vê é necessariamente real'. Como fotógrafo profissional, eu sabia que minha "visão" de como é um iceberg era impossível de se obter de verdade e, por isso, tive que criá-la.
A composição, divulgada como uma foto verdadeira, é esta:
Existem 4 imagens nessa composição: o céu, o fundo, o topo do iceberg (fotografado na Antártica) e a parte inferior do iceberg (fotografado acima do nível do mar no Alasca e virado na composição final)."

Nenhum comentário:

Postar um comentário