VIII OBB/2012- OLIMPÍADA BRASILEIRA DE BIOLOGIA

QUE BOM VÊ-LO POR AQUI!!!
Aproveite, pesquise, tire suas dúvidas e mande-nos o retorno de seus estudos

BOM TRABALHO A TODOS. Equipe de Biologia/2012

quarta-feira, 16 de março de 2011

Atividades de revisão para 2º e 3º anos

ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR MORAIS
IV- ATIVIDADE  DE PREPARAÇÃO- OBB/2011- REVISÃO DE 1 ANO
Equipe de Biologia



1- Indique se as afirmações abaixo são verdadeiras ou falsas. No segundo caso, reescreva a afirmação em sua forma correta:
a- (       )   Na respiração celular acontece a combustão(queima) da glicose, liberando O2.
b- (       ) A glicose contêm  carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.
c- (       ) Na respiração é liberado CO2, assim como na  Fotossíntese há liberação de  O2.
d- (        ) Na respiração formam-se C6H12O6 + CO2.
 
2- Os cromossomos que estão numa célula de sua pele tem o mesmo número  que os da  célula muscular de seu colega? Explique.
  
3- Mus musculus, Rattus novergicus e Macaca mullata produzem gametas com 20, 21 e 24 cromossomos, respectivamente. Uma célula somática (2n) desses animais conterá, respectivamente, quantos cromossomos?
______________________________________________________
______________________________________________________
4- A respeito dos processos Fotossíntese e Respiração Celular, responda:
a- a função da clorofila na síntese de glicose: __________________________
b- a origem do O2 desprendido na Fotossíntese: _______________________
c- a importância do CO2 para os seres clorofilados: ___________________________________

5-  No século XVIII, foram feitos experimentos simples mostrando que um camundongo colocado em um recipiente de vidro fechado morria depois de algum tempo. Posteriormente, uma planta e um camundongo foram colocados em um recipiente de vidro, fechado e iluminado, e verificou-se que o animal não morria.
a- Por que o camundongo morria no primeiro experimento?
________________________________________________________________
_______________________________________________________________
b- que processos interativos no segundo experimento permitem a sobrevivência do camundongo?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
c- quais as organelas celulares relacionadas a cada um dos processos mencionados na sua resposta ao item b?
_____________________________________________________________
6- Imagine-se observando o rótulo do achocolatado “ NESCAU”,  em um supermercado e responda as perguntas propostas:
a- Qual  das substâncias presentes neste alimento que justificam o ‘ NESCAU”  ser considerado  um  alimento energético? Explique a sua resposta. 
  
b-  Que substâncias  esse alimento contêm e que você considera importantes para o seu corpo? Justifique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário